sexta-feira, 16 de abril de 2010

Será que você tem o poder de entender perfeitamente o que quero dizer?

Introdução:

Esse artigo tem como tema central a palavra e o seu entendimento parcial em diversos meios.

Uma experiência é experimentada por nós através de nossos sentidos, processadas em nossas memórias e internalizadas, essas, únicas e subjetivas. Com o passar do tempo iremos acumular experiências de todos os âmbitos, guardando-as e resgatando-as, mais umas do que outras. Com o processo visto acima de internalizar e subjetivar a informação há um segundo processo criado em subseqüência a esse; reformulação e recriação dos fatos,a partir de nossa subjetividade aplicada a memória, ou seja, um fato que você pensa lembrar exatamente como aconteceu não exatamente será como realmente foi, seus sentimentos atuais, passados, o meio que se encontra atualmente e anteriormente e experiências passadas e presentes influenciaram de forma determinante como essa memória será resgatada e quais serão os eventos que ficaram em sua memória.

A medida que nos expressamos, encontramos por meio de palavras e gestos, uma maneira para demonstrar e expor a terceiros os nossos sentimentos internalizados a respeito de tal situação, ou seja, nossa comunicação passa por um processo primário que esta intimamente ligado a nossa historia de vida e como a percebemos, para posteriormente, ser exposta por meio de gestos e palavras para outros. Nenhuma situação igualmente vivida por pessoas vai representar igualmente os mesmos sentimentos e perspectivas a cerca da mesma.Encontramos aí uns dos princípios de que a palavra mesmo sendo a mesma, há diversas instancias de entendimentos para com ela. Evidencia-se claramente que a palavra em contexto isolado não produz o efeito desejado, esse vêm seguidas de ênfases, pausas, entonação de voz, linguagem corporal entre outras. Fazendo a junção e a particularização de cada um desses outros passamos a ter diversos fatores subjetivos para expressar algo para qual almejamos a objetividade, essa nunca alcançada por inteira.

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